top of page

5 Dicas para conciliar os Estudos, Trabalho e a Saúde Mental

  • Foto do escritor: estagio Ceinee
    estagio Ceinee
  • 10 de set. de 2021
  • 2 min de leitura
Com o início do mês de Setembro retomamos uma discussão que é sempre relevante, a prevenção ao suicídio e a atenção voltada para sinais de comportamento suicida. Sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, temos como obrigação social tratar desse importante assunto de saúde pública para com nossos estagiários.

Devido ao contexto atual, desta rotina de informações e mudanças desenfreadas, frequentemente nos encontramos sobrecarregados mentalmente, sendo o excesso de contato com informações um fator desencadeador e agravador de ansiedade e depressão.

Perante o cenário pandêmico aliado à rotina de estudos e trabalhos no estágio, podemos nos sentir sufocados e sobrecarregados, pensando em evitar e suavizar essa fadiga emocional, separamos algumas dicas de como conciliar todas suas atividades visando preservar sua saúde mental, confira:


1. Crie e mantenha uma rotina saudável

Criar um rotina envolve analisar aspectos prioritários em sua vida, como: 8 horas de sono, 3 refeições ao dia, exercícios, assistir às aulas, realizar atividades acadêmicas e profissionais. Definindo os hábitos que você procura inserir em sua nova rotina, se programe previamente com as atividades e seus horários durante a semana.


2. Tenha um momento de descanso pleno

Com a inserção da tecnologia em nosso dia a dia, acabamos desenvolvendo dependência da mesma, gerando síndromes como a FOMO (Fear Of Missing Out), em tradução livre, medo de estar de fora, que se caracteriza como a necessidade constante de estar conectado às redes sociais para não perder os acontecimentos. A síndrome pode acarretar quadros de ansiedade, estresse e depressão, visando prezar sua saúde mental, busque ter sessões de descanso longe das mídias digitais, aproveite o tempo para criar laços físicos com as pessoas ao seu redor, realizar atividades manuais ou até mesmo para deitar um pouco.


3. Construa uma relação saudável com seus colegas de trabalho

Um ambiente de trabalho hostil pode comprometer sua saúde mental, acarretando doenças como ansiedade e depressão, segundo a psiquiatra Fátima Vasconcellos, em reportagem para o jornal R7, as relações humanas no trabalho possuem maior influencia na saúde mental em comparação ao valor salarial e a realização profissional. Busque criar laços de amizade e manter um ambiente acolhedor com seus colegas.


4. Conheça e respeite seus limites

É necessário entender que cada pessoa possui limites diferentes de suas responsabilidades devidas e não devem ser colocados em comparação, busque descobrir até qual ponto você consegue assumir responsabilidades sem se esgotar e respeite esse limite.


5. Não carregue todo o peso sozinho

Caso sua carga de atividades estiver acumulada, não se envergonhe em pedir ajuda, se você se sente sufocado pela rotina, procure ajuda de psicólogos para te auxiliar a encontrar soluções viáveis para você.

Comentários


(41) 3022-3262

©2018 by Ceinee Notícias. Proudly created with Wix.com

bottom of page